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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PISA (1)

O Brasil melhorou sua posição no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), um exame trianual, coordenado pelo OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que visa avaliar o desempenho dos alunos na faixa de 15 anos.

Em 2009, o Brasil alcançou 412 pontos em Leitura, o que colocou o país em 53º lugar entre 65 participantes.  Em 2000, no primeiro ciclo de avaliação de Leitura, o país havia atingido 396 pontos e ficado em último lugar entre os 32 participantes.

Esse resultado, que indica avanços, revela também o quanto o país está longe da pontuação média dos países da OCDE: 500 pontos

Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) – 2000/2009
Ano
Área de concentração1
Pontuação do Brasil na área de concentração
Posição do Brasil no ranking
Nº de países participantes2
2009
Leitura
412
53º
65
2006
Ciência
390
52º
57
2003
Matemática
356
40º
40
2000
Leitura
396
32º
32
Fonte: OCDE
1.O PISA avalia a competência do esurdnate nas áreas de Leitura, Matemática e Ciência, sendo que a cada triênio o foco racai sobre uma área de concentração, formando uma sequência que  é repetida continuamente e que permite o monitoramento dos resultados educacionais dos países participantes

2.Participantes em 2009
Países da OCDE: Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Coréia, Luxemburgo, México, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos. Países convidados: Albânia, Argentina, Azerbaijão, Brasil, Bulgária, Catar, China, Colômbia, Croácia, Indonésia, Emirados Árabes Unidos Jordânia, Cazaquistão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Panamá, Peru Quirguistão, República de Montenegro, República da Sérvia, Romênia, Rússia, Singapura,  Tailândia, Trinidad Tobago,Tunísia, Uruguai, República da Moldávia República Dominicana, Taiwan.

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